Alecrim e Hortelã – O que estas Superplantas podem fazer pelo seu Cérebro

Alecrim e Hortelã
Alecrim e Hortelã

 

A sabedoria popular já apontava os benefícios de ervas como Alecrim e Hortelã para o funcionamento do cérebro, em especial para a atenção e memória.

Pesquisadores da Universidade de Northumbria em Newcastle – Inglaterra, confirmaram os efeitos terapêuticos das plantas sobre importantes funções cognitivas.

O perfume do alecrim – seja pelo óleo essencial extraído da planta, utilizado com difusor, seja com pequenos ramos perfumando o ambiente. O Alecrim mostrou-se um tratamento extremamente eficaz para melhorar o desempenho tanto da memória de trabalho quanto da de longo prazo.

 

  • Em estudo controlado, pessoas que trabalharam em um ambiente com aroma de alecrim, tiveram desempenho 15% melhor do que o grupo de controle, em testes de memória. Além disso, os participantes relataram melhora na disposição e humor.
  • Dr. Mark Moss, chefe do departamento de psicologia da universidade que realizou os experimentos, replicou o teste para crianças entre 10 e 12 anos de idade. A essência de Alecrim também se mostrou eficaz. O desempenho das crianças que fizeram o teste em ambiente com “perfume” de alecrim atingiram resultados 7% superiores ao grupo de controle.

 

A substância responsável por esse salto em performance é o 1,8-cineol, um composto encontrado no óleo de alecrim que mostrou ativar os sistemas bioquímicos envolvidos na função da memória.

Uso recomendado: Óleo essencial de alecrim (natural) em difusor ou ramos da planta em pequenos vasos ou buquês perfumando o ambiente.

 

Efeito semelhante foi confirmado para o chá das folhas do Hortelã (hortelã-pimenta). Os participantes da pesquisa apresentaram melhor atenção, bom humor e desempenho superior nos testes de memória de trabalho e de longo prazo.

Uso recomendado: A dose de chá (infusão) de hortelã recomendada é de 1 ou 2 xícaras diárias, feitas com as folhas da planta.

 

Outros efeitos do Hortelã que também já foram comprovados:

A Universidade de Brasília UNB, comprovou os efeitos do Hortelã no combate á parasitas intestinais:

http://www.unbciencia.unb.br/biologicas/19-agronomia/361-hortela-combate-parasitoses-intestinais

Comprovação do uso do Hortelã como eficaz tratamento de Enxaqueca:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8805113

 

Outras Fontes:

https://www.sciencedaily.com/releases/2017/05/170502204545.htm

https://www.northumbria.ac.uk/about-us/news-events/news/2016/04/herbs-that-can-boost-your-mood-and-memory/

http://www.bbc.com/news/magazine-33519453

 

Comentários do Facebook

Diouglas Hoppe

Ser Humano, sem atributos extraordinários.

Ver todos

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *