23 Maneiras de produzir oxitocina naturalmente e acabar com o Estresse

Oxitocina, popularmente conhecido como o Hormônio do amor, é um importante neurotransmissor que motiva uma série de sentimentos bons como confiança, fidelidade, moralidade,  generosidade, compaixão, contentamento e relaxamento. É um poderoso inibidor do Cortisol, o hormônio do estresse, e por isso chega a ser mais eficaz que muitos medicamentos controlados.

Este neurotransmissor é liberado naturalmente no cérebro quando nos sentimos seguros, amados e conectados com outras pessoas – é como se ele fosse um tipo de mensageiro dizendo ao nosso cérebro – “Pode relaxar, está tudo bem!”.

A oxitocina é produzida e liberada no organismo durante momentos especiais como amamentação, orgasmo, abraços, massagens, orações ou meditação. Ela atua diretamente no nosso sistema límbico – produzindo relaxamento imediato, normalizando os batimentos cardíacos e provocando uma profunda sensação de bem estar.

Aqui na Nuvem d’ Chuva, desenvolvemos técnicas terapêuticas que intensificam a produção de Oxitocina para potencializar os resultados nos tratamentos de ansiedade, estresse, fobias, medos e inseguranças.

E existem formas muito simples de você também adicionar doses generosas do Hormônio do Amor no seu dia a dia e melhorar imensamente a sua qualidade de vida:

1. Conecte-se com seus amigos

Na era das mídias sociais, é muito mais fácil descobrir velhos colegas de classe e amigos de rua com os quais você ficou fora de contato. Essa emoção calorosa e feliz é exatamente o que você precisa para evitar o estresse. Este sentimento bom estimulará a produção de oxitocina em seu corpo.

2. Ligue para um amigo querido agora

Se você não quiser procurar por antigas amizades, basta pegar o telefone e ligar ou zapear para aqueles amigos queridos com quem você gosta de conversar. O ato de conversar e compartilhar ideias provoca sentimentos positivos e isso ajuda o seu corpo a liberar mais Oxitocina.

3. Fones de ouvido e Música

Conecte seus fones de ouvido para ouvir música calma, inspiradora ou relaxante. Opte por músicas neutras como música clássica, instrumental, ou apenas alguns sons de natureza enquanto você trabalha (no youtube existem várias playlists do gênero). Além de isolar os sons externos e ajudar você a ficar mais focado, a música também é poderosa para estimular a produção de oxitocina.

4. Triptofano

O triptofano é um aminoácido essencial e tem ligação direta com a produção de neurotransmissores fundamentais para o bem estar como a serotonina e a oxitocina. Os principais alimentos ricos em triptofano são: ovos, bananas, iogurte, arroz integral e quinoa, sementes de gergelim, castanha de caju, nozes, salmão, espirulina, batatas, feijão e legumes. Você certamente verá uma grande diferença se adicionar esses alimentos em sua dieta.

5. Faça uma respiração longa e profunda

Algo tão simples quanto algumas respirações longas e profundas podem revigorá-lo instantaneamente. Apenas experimente e sinta os resultados. A sensação de relaxamento é um sentimento incrível e promove uma verdadeira festa no nosso cérebro. Quer um exemplo?  Quando você tira aquele sapato que ficou apertando o pé por horas, não dá uma sensação enorme de alívio? Essa sensação de relaxamento instantâneo pode estimular o seu cérebro a produzir grandes doses de oxitocina.

6. Estar só consigo mesmo

Aproveite qualquer tempo livre para desfrutar da sua própria companhia. Seja em uma caminhada curta e silenciosa, contemplando alguma paisagem ou sentado em casa lendo um bom livro. O importante é cuidar para que esse tempo seja só seu, e que seja um momento de prazer, não de obrigação ou tristeza. Assim como precisamos de amigos, de contato humano, precisamos de auto-reflexão. Algumas atividades solitárias tem o poder de nos manter centrados e próximos da pessoa mais importante das nossas vidas. Isso desperta o amor próprio e libera doses generosas de oxitocina.

7. Experimente algo novo

Já experimentou a sensação de estar aprendendo algo novo, conhecendo algum lugar diferente ou experimentando algum tipo exótico de comida? Não há melhor maneira de derrotar o estresse do que o prazer genuíno da descoberta. E o simples ato de sair da sua rotina irá preenchê-lo com amor e emoção!

8. Abrace alguém

Uma das razões pela qual o oxitocina é chamado de hormônio do amor é porque ele é liberado quando as pessoas se abraçam ou mantêm contato próximo por mais de 30 segundos.

9. Chocolate – com muito cacau

É bem sabido que o chocolate promove a produção de dopamina em seu cérebro e mais dopamina pode aumentar seus níveis de oxitocina também. Opte pelo chocolate escuro, com maiores percentuais de cacau e menos açucar.

10. Massagem

Pesquisas realizadas por um grupo de cientistas descobriram que uma seção de massagem aumenta os níveis de oxitocina em seu corpo e reduz o hormônio adrenocorticotropina em seres humanos. Somos criaturas que desejam contato físico e conexão. Uma massagem lhe dará o toque físico que você precisa, reduzirá os hormônios do estresse do seu corpo e aumentará os níveis de oxitocina que o fazem se sentir amado.

11. Vitaminas B

A maioria das Vitaminas do complexo B cuida da saúde do seu cérebro. Eles também participam da manutenção dos níveis de dopamina e oxitocina. Alguns alimentos ricos em vitaminas B são alimentos integrais, ovos, nozes, castanhas, amendoins, couve, brócolis, peixes de águas profundas.

12. Sol

Um bom banho de sol, instantaneamente, o tornará mais feliz. Os raios do sol estimulam a produção de vitamina D3, que vamos chamar aqui de super D. A Super D reforça o sistema imunológico, previne osteoporose e promove um melhor funcionamento do seu cérebro.  Além da Super D, a sensação de calor e o brilho do sol ajudam a regular o humor e bem estar, o que também estimula a produção da oxitocina. E nem precisa muito – 15 minutos de sol por dia, com 60% do corpo exposto, já são suficientes.

13. Exercício Físico

30 minutos de qualquer atividade física pode aumentar significativamente os níveis de dopamina e reduzir os hormônios do estresse em seu corpo. Além dos benefícios óbvios para a saúde, o ato de se exercitar também faz com que o seu inconsciente perceba que seu corpo é amado e cuidado. Isso estimula a produção de oxitocina.

14. Aumente a ingestão de Magnésio

O magnésio apoia a produção de oxitocina. Alimentos com níveis elevados de Magnésio são: Espinafre, Acelga, Sementes de abóbora, Iogurte ou Kefir, Amêndoas, Feijão Preto, Abacate, Figo, Chocolate amargo e Bananas.

15. Meditação

Quando falamos em meditação logo vem à mente aquela imagem do monge sentado em posição de lotus e expressão de paz no rosto. Para algumas pessoas, esse tipo de meditação pode ser algo bem difícil de praticar. Saiba que praticar hobbies como artesanato, artes, música, marcenaria ou qualquer outra atividade que prenda totalmente a sua atenção e fazem você esquecer do tempo, também são formas de meditar. Não se prenda muito à regras. Meditar é libertar a sua mente dos pensamentos perturbadores, não importa o método que você vai usar para isso.

16. Dançar

Dançar é uma ótima forma de exercício, reduz o estresse e aumenta a dopamina. Adicione suas músicas favoritas à equação e aproveite o sentimento de liberdade que a dança dá. Logo logo você sentirá a oxitocina relaxando o seu corpo com a sensação de prazer.

17. Mergulhe na água

Dar um belo mergulho em uma piscina, lago, mar ou mesmo um banho banho quente, podem ter tremendos efeitos na redução do estresse. O sentimento de rejuvenescimento que você obtém após a natação é resultado do efeito de redução do estresse e do aumento da dopamina que o contato com a água proporciona.

18. Assista vídeos engraçados

Rir é a melhor maneira de aumentar os níveis de sua dopamina e promover a produção de oxitocina. As pessoas que assistem comédias são mais compassivas e conectam-se facilmente com outras pessoas.

19. Fale com estranhos

Sair da prisão mental que nos impede de falar com estranhos é uma daquelas coisas que literalmente muda nossas vidas. Você lentamente começa a perceber que outras pessoas são como você. Todos temos medo, todos estamos à procura da felicidade e todos nós amamos. Este entendimento lhe dará um importante sentimento de conexão com as pessoas. Você começará a ver todos com olhos mais amorosos.

20. Faça algo que assusta você

Enfrentando seus medos – fazendo intencionalmente algo que você quer fazer, mas tem medo, lhe dará sensações imensas de vitória, felicidade e amor em relação ao mundo. É assim que você se percebe como uma pessoa que tem a coragem e a determinação suficientes para seguir o seu coração!

21. Dê presentes

Dar algo aos outros estimula os sentimentos de bondade, compaixão e amor. Sua reação e sorriso no rosto também estimularão o seu cérebro para produzir oxitocina.

22. Acaricie seu Pet

Se você tem um cãozinho de estimação, sabe que eles tem uma maneira toda especial de olhar diretamente para os olhos do seu dono. Acariciar e trocar olhares com o seu animalzinho de estimação,  pode provocar uma avalanche de oxitocina. É o que mostra este estudo, realizado no japão.

23. Faça algo que você realmente ama fazer, ou gostaria de fazer mas está sempre adiando

O que pode ser mais importante para você do que aquelas coisas que vem direto das profundezas da sua alma? Pare de adiar a vida e faça coisas que você quer muito fazer. Temos um vídeo sobre isso aqui na nuvem, veja só – é inspirador.

 

Referências:

https://www.psychologytoday.com/blog/the-moral-molecule/201311/the-top-10-ways-boost-good-feelings

https://www.powerofpositivity.com/increase-oxytocin -levels/

http://www.jamesaltucher.com/2012/08/08-ways-release-oxytocin-into-life/

Comentários do Facebook

Diouglas Hoppe

Ser Humano, sem atributos extraordinários.

Ver todos

3 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *