Início » Como Aprender Qualquer Coisa, Melhor e Mais Rápido

As pessoas que tem facilidade para aprender ou memorizar coisas não são diferentes de você. Elas simplesmente usam estratégias eficientes para aprender. Saiba mais nesse vídeo com Diouglas Hoppe.

Transcrição :

Como moldar um super cérebro

Provavelmente você já ouviu a analogia – o seu cérebro é como o hardware de um computador, é a parte física, ou seja, é o conjunto de peças que faz o computador funcionar.

Já a sua mente é como um software, como um sistema operacional, um cojunto de programas, rotinas e aplicativos rodando neste computador. Já ouviu esta comparação?

É uma comparação bastante utilizada. E a realidade seria bem diferente se isso fosse verdade:
Imagine em um futuro qualquer você poder fazer igual naquele filme Matrix que o cara faz um download de uma arte marcial e em segundos já sai lutando pra caramba ou falando outro idioma.

A realidade é que nosso cérebro não é exatamente igual a um computador. E na verdade a neurociência ainda não conseguiu descobrir exatamente como o nosso cérebro é capaz de armazenar memórias ou processar informações.

Inclusive, Esse é um assunto bastante polêmico e gera muita discussão nos campos da neurociência e da filosofia da mente.

Uma grande diferença que podemos indicar de cara, é que o nosso cérebro não é uma estrutura fixa, imutável, como um computador. O nosso cérebro muda, fisicamente. Muda para fazer uma gestão de energia e de recursos.

Com o tempo e com os estímulos que a nossa mente recebe, as partes do nosso cérebro que são mais estimuladas ficam maiores. Maiores em tamanho, em massa, em número de neurônios e em capacidade.

E o contrário também, aquelas partes pouco utilizadas vão ficando menores, principalmente com o passar do anos… até que chega a velhice. E quem leva uma vida muito parada, sem exercitar novas habilidades, aprendizados, diferentes estímulos, vai, aos poucos perdendo funções cognitivas.

No computador, pra “aprender” uma coisa nova, basta COPIAR ou BAIXAR um aplicativo novo. No nosso cérebro, para entender, aprender ou desenvolver uma habilidade, temos que CONSTRUIR essa habilidade fisicamente, em conexões neurais. E isso se faz exercitando, praticando…

Literalmente construindo essa habilidade ou aprendizado aos poucos.

Por isso que o treino leva á excelência. Quando estamos treinando, qualquer atividade que seja, estamos estimulando regiões do nosso cérebro que vão literalmente crescer, aumentar seu tamanho, sua massa,
suas conexões e sua capacidade de fazer essa atividade cada vez melhor.

E isso vale inclusive para emoções, sentimentos, comportamentos…

Nossa atenção é como uma lanterna – o que a gente foca, a mente entende que é importante para nós.

Se focamos em pensamento crítico, problemas, coisas negativas, coisas tristes, vamos ficando cada vez melhores em fazer isso.

Se focamos a nossa atenção em coisas positivas, em sucesso, em pensamento voltado para a solução, vamos ficando cada vez melhores nisso.

E aí vai a primeira grande dica:

Um cérebro positivo, treinado para ser positivo, para enxergar soluções, pra não se abalar com os erros e com a crítica vai ser uma espoja. Vai aprender com muito mais facilidade!!!

Porque??

Porque você vai acreditar que isso é possivel!
Você vai ter determinação!
Você vai ter força de vontade!
Vai ter a curiosidade de buscar exemplos de pessoas que conseguiram!
Coisas que uma mente negativa não tem.

Mas eu já tenho uma mente positiva… Como desenvolver então, funções cognitivas, raciocínio rápido, memória, aprender idiomas, matemática, aprender coisas novas??

E a resposta é outra GRANDE dica:

Com estratégias eficazes.

Se você a vida inteira teve dificuldade para aprender matemática… ou um idioma…
Eu até mudar um comportamento que você tem mas não gosta, vive tentando mudar…

Você ainda não conseguiu porque passou a vida inteira aprendendo matemática, idioma ou tentando mudar esse comportamento da forma errada, de uma forma ineficaz.

Então, você precisa de uma nova estratégia.
Sabe o que acontece?
O Sistema educacional usa um forma de ensino padronizado para todas as pessoas, porém nem todas as pessoas aprendem da mesma forma.

Pessoas com super memória, com capacidade de calcular fórmulas complicadas, de aprender vários idiomas, pessoas que mudaram um comportamento, um vicio, venceram uma limitação, essas pessoas não tem uma capacidade maior que a sua. Não!!
Elas tem boas estratégias!
Tem técnicas.

Então, sabendo o tipo de habilidade que você quer desenvolver, deve procurar a estratégia mais eficiente e que funciona melhor pra você.

E como eu encontro estas melhores estratégias?

Com pessoas que são muito boas no que você quer ficar bom. As pessoas que são muito boas em alguma coisa, certamente usam estratégias diferentes das que a maioria das pessoas usam.

Então, procure saber quem são as referências nisso? Quem são as pessoas que tem sucesso nisso que você quer desenvolver. Quais as estratégias, os métodos que estas pessoas usam.
Elas tem livro publicado?
Tem curso?
Tem vídeo no youtube ensinando, dando dicas??

E existem muitas estratégias – para ler mais rápido, para calcular melhor, para aprender idiomas,
para memorizar informações.

Não existe mágica mas existem sim atalhos. E os atalhos são estratégias! E as estratégias você aprende com quem faz. Com quem já conseguiu o resultado que você quer.

Não simplesmente quem só conhece a teoria. Essa pessoa é excelente em teoria. A pratica você aprende com quem conseguiu na prática. Com quem faz de maneira excelente.

Aí, você pega seu pensamento positivo, sua força de vontade, resiliência… pega essa estratégia, e vai malhar.
Vai praticar.
Vai desenvolver o seu cérebro.
Para crescer, pra fazer novas conexões neurais, e aí você realmente vai se tornar bom naquilo que quer aprender.

Mente positiva + Estratégia Eficaz e Treino – Repetição.

A fórmula mágica para desenvolver qualquer habilidade e aprender qualquer coisa.

 

Comentários

Diouglas Hoppe

Sou o mestre deste pequeno universo. Seja Bem vindo!

Ver todos

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *