Início » Fobia Social – Guia para a superação deste Transtorno de Ansiedade

Fobia Social

A Fobia Social ou Ansiedade Social é um transtorno de Ansiedade caracterizado por sensações de Medo, Desconforto e Pânico que se manifestam em situações em que a pessoa está sujeita a interações sociais, avaliações ou julgamento.
Diferente de uma situação de Timidez, a Fobia Social é caracterizada por sintomas intensos e limitantes com prejuízos ao andamento dos seus projetos e objetivos de vida – desistência da faculdade ou trabalho, isolamento social, dificuldade para fazer suas tarefas cotidianas.

As dificuldades mais comuns :

Medo de falar em público, medo de escrever ou assinar o nome, ansiedade ao conversar com outras pessoas, sensação de estar sendo observado, vergonha excessiva, timidez exagerada.

Você precisa escrever em público, 

assinar o nome, expressar sua opinião, 

falar com estranhos, 

ir a algum evento social e interagir com pessoas, 

estar em uma posição em que pode ser avaliado ou criticado. 

Se ver nessa situação é como puxar um gatilho para reações de extrema ansiedade:

Você tem a sensação de estar sendo observado, o coração dispara, suor frio, tremores;

Parece até que a gente entra em uma realidade paralela – assustadora, tensa;

Como se estivesse em um momento extremo – de vida ou morte.

Na verdade, é exatamente assim que nosso cérebro entende essas situações. Em algum momento da sua vida, por algum motivo, a sua mente entendeu que falar com outras pessoas, escrever, assinar, se expressar ou qualquer outra situação que dá início a fobia, é uma situação ameaçadora pra você.

Então, toda a vez que você se depara com esta “ameaça”, as áreas do cérebro responsáveis por lhe proteger do perigo vão entrar em ação. O mesmo que ocorreria se você estivesse na natureza e encontrasse uma ameaça real – como um animal perigoso, por exemplo. ”   (Trecho do vídeo)

Neste vídeo damos início a uma Série que vai abordar o assunto do ponto de vista de quem Sofreu por anos, Superou e ajudou outras pessoas a superarem também.
Veremos os Sintomas, Características, Tratamentos e Dicas que ajudarão no processo de convivência e superação.

Referências citadas nos vídeos:

Referências citadas no vídeo: Fobias Social e Empatia : http://doctorsonly.co.il/wp-content/u…

Ansiedade e Alta inteligência : https://www.researchgate.net/publicat… ( Lakehead University)

Saiba mais sobre ansiedade: www.conansi.com.br

Comentários

Diouglas Hoppe

Sou o mestre deste pequeno universo. Seja Bem vindo!

Ver todos

4 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Diouglas, primeiramente parabéns por compartilhar seus conhecimentos e pelo propósito do Nuvem dchuva. Gostaria de saber de você, se acredita que traumas na infância que geraram fobias podem ser curadas através de EMDR ou Brainspotting. Eu sofro de pânico de ter que escrever em publico e/ou enfrentar problemas do dia a dia, sendo estes oriundos de trauma de criança por causa de caligrafia e ditados. Sinto medo e inseguro, apesar de poucos perceberem. Não me considero exageradamente tímido, pois consigo manter relacionamentos interpessoais e/ou falar em publico, apesar da vergonha. Meu pânico é escrever em público. Me identifiquei muito com o perfil que você apresentou no video. Enfim, qual a sua opinião sobre essas terapias mencionadas anteriormente. Espero que possa me responder. Gostaria de poder ter uma sessão de coach com você.

    • Olá Heldo, Tudo bem? EMDR, Brainspotting, PNL e Hipnose são terapias rápidas e igualmente eficazes para este tipo de fobia. Quando digo “igualmente eficazes” estou dando a minha opinião pessoal, pois é importante dizer que se tratam de terapias alternativas – sem comprovação científica. Quão rápido seria isso? Especificamente para dessensibilizar a fobia de escrita, bastariam umas duas seções de terapia e alguns dias para o cérebro reaprender novos comportamentos. Desde janeiro deste ano, reduzi minha agenda de Terapia e Coaching para poucos atendimentos mensais, pode ser necessário agendar com certa antecedência. Se estiver planejando passar por Florianópolis algum dia, me manda um e-mail (diouglas@nuvemdchuva.com.br) avisando e tentamos agendar uma seção. Agradeço o seu contato. Abraço!!

  • ola diouglas .tudo bem assisti seus videos e outros videos tambem na conansi
    parabéns pelo seu trabalho
    bom o que me traz aqui escrevendo esse comentario é uma busca a tempos na internet sobre meu problema que é muito identico ao oque vc tinha
    minhas mãos tremem desde meus 9 anos de idade .até hoje estou com 29 anos
    e isso me incomoda muito .ja perdi varios empregos por conta desse problema
    vc poderia me indicar algum procedimento para esse problema ou algum profissional
    abraços .aguardo resposta

  • OLa sou Demostenes é incrivel como eu me vejor ao relato das outras pessoas . pois sofro de fobia de escrever em publico.Mas nunca procurei um pisiquiatrico ou psicologo.tenho medo de pasarem um tratamento com remedio que possa ter efeitos colaterais.Esto me baciando no relator de pessoas que ja fizeram tratamento e tever efeitos colaterais.Goastaria de saber se tem como fazer um tratamento natural .seja por alimentação ou exercicio. se tiver alguem que tenha superador essa fobia de escreve ou de outro tipo.Um abraço a todos que Deus nos ajude a supera esse obstaculo.