Por volta do ano de 165, durante a dinastia Han da China, um dos períodos mais importantes da história daquele país…    teria surgido uma peste devastadora…  sabemos dela pelos registros históricos da época, resgatados por um pesquisador chamado Rafe de Crespigny, um dos maiores especialistas na história da china antiga.

Nestes registros é descrito um período sombrio, onde uma peste teria ceifado a vida de milhares de pessoas…

Não por coencidência, no mesmo período houve registros de pestes ao longo de toda a rota da seda que ligava comercialmente o oriente ao ocidente… a doença teria percorrido os caminhos da rota da seda com os mercadores e finalmente atingido o império mais poderoso do ocidente – o Império Romano.

O imperador era ninguém mais ninguém menos que Marco Aurélio, o mesmo que já conhecemos aqui através dos nossos estudos sobre o estoicismo.

Esta peste que ficou conhecida como peste antonina, teve como seu epicentro a cidade de Roma e mudou drasticamente a rotina das pessoas daquela época,  o exército romano perdeu mais da metade do seu efetivo, os eventos esportivos foram cancelados, o comercio cessou, a economia entrou em uma crise profunda.  

No auge, segundo registros históricos, a peste antonina chegou a matar algo em torno de 2000 pessoas por dia… 

E ao longo de 15 anos, teria tirado a vida de mais de 5 milhões de pessoas por todo o antigo império.

Galeno, o mais respeitado médico da época relatou com detalhes os sintomas, características, tentativas de cura e sua sensação de impotência diante da grandiosidade daquele evento.

Marco Aurelio, administrou um império que se dissolvia diante dos seus olhos vitimado por um inimigo invisível e implacável. O estoicismo foi sua filosofia de vida, o eixo moral com o qual enfrentou um dos momentos mais desafiadores da história.

Saiba mais sobre esta fascinante história no vídeo.

 

Referências :

Marcus Aurelius: A Biography (Roman Imperial Biographies) (English Edition) eBook Kindle

por Anthony R Birley (Autor)

https://amzn.to/2zwi3JN

The Cambridge History of China

https://amzn.to/3dF33I2

Meditações:

https://amzn.to/2Lq6QwW

Diouglas Hoppe

Ver todas as postagens

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress